Domingo, 3 de Fevereiro de 2008

Um concelho Carbono Mais

O projecto Carbono Mais foi apresentado  a 1 de Março de 2007, em Proença-a-Nova com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Dr. Rui Nobre Gonçalves, o Presidente da Câmara Eng. João Paulo Catarino e a Federação dos Produtores Florestais de Portugal.
Dada a forte aptidão florestal do  nosso concelho, este foi o pioneiro a nível internacional a aderir ao projecto Carbono Mais. Este projecto tem como principal objectivo reduzir os gases responsáveis  pelo efeito de estufa através do consumo de maiores quantidades de dióxido de carbono do que aquelas que são lançadas para  atmosfera e pretende melhorar a eficiência energética através da produção de energia por métodos renováveis.
Através de uma parceria com a CO2 e com a Federação dos Produtores Florestais de Portugal, pretende-se numa primeira fase, analisar as fontes de emissão dos gases nocivos, as fontes de absorção, os consumos de energia e a gestão de resíduos no concelho de modo a que se identifiquem os primeiros alvos de acção deste projecto.
As receitas geradas serão utilizadas na defesa da floresta contra incêndios e outro tipo de ameaças humanas, pretendendo-se assim que uma das principais manchas de floresta da Europa não seja destruída e que possa contribuir para a menor emissão de CO2 para a atmosfera.


Clica AQUI para visualizar um vídeo acerca do Projecto Carbono Mais em Proença-a-Nova.


Eólicas (Serra do Vergão)



Zona Florestal







publicado por countrysidepan às 16:13

link do post | comentar | favorito

.arquivos

.subscrever feeds