Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008

Centro de Ciência Viva em Moitas

 

 

 

O Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova tem como objectivo demonstrar a importância da floresta como fonte de vida, riqueza e bem-estar. Trata-se de um edifício circular, semelhante à secção de um tronco, foi projectado pelo arquitecto João Teixeira e situa-se junto ao aeródromo das Moitas, ocupando uma área de cerca de mil e cem metros quadrados.

Alguns dos pontos de interesse do Centro de Ciência Viva são: 

-> Uma fábrica de madeira, onde se pode observar todo o processo de transformação da mesma; 

-> Uma fábrica de perfumes, onde o visitante poderá criar os seus próprios aromas extraindo essências das plantas;

-> Uma árvore transparente que irá permitir ver como os seus elementos são incorporados no solo; 

-> Um decompómetro de folhas e um simulador de chuva para mostrar como se processa a erosão numa encosta inclinada;

-> Um laboratório destinado à realização de várias experiências;

-> Um bar, onde podem fazer uma pausa e beber um café na esplanada com vista sobre o aeródromo e os bonitos montes da vizinhança. Para além de poder comprar produtos florestais, pode também aceder à Internet wireless.

 E até porque o Centro não é um museu, existe espaço Mediateca que se destina a acolher os visitantes através de várias actividades interactivas que irão permitir a participação mais activa destes, tais como livros, vídeos, Cds, jogos, computadores com programas educacionais sobre a floresta e também um espaço de pesquisa e acesso à Internet.

A estrutura, construída pela autarquia é gerida pela Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova, e representa um investimento de 3,5 milhões de euros, comparticipado em partes iguais pela autarquia local e pelo Plano Operacional do Centro. As despesas de funcionamento estão estimadas em 150 mil euros por ano. Um valor muito para além das capacidades da câmara municipal, que tem procurado o apoio de instituições públicas. A princípio, o único suporte financeiro veio do Ministério da Educação, que destacou dois professores para ali trabalharem neste ano lectivo.

Clique Aqui para aceder ao site oficial do Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova.

 

 

publicado por countrysidepan às 15:50

link do post | comentar | favorito

.arquivos

.subscrever feeds